Domingo, 08 de Dezembro de 2024
21°C 31°C
Barra do Garças, MT
Publicidade

Goiânia é a 12ª capital com maior percentual de lares com casais do mesmo sexo

No Brasil, também há cidades em que não foram registrados nenhuma resposta de domicílios com cônjuges do mesmo sexo. Cerca de 380 municípios não declararam nenhum casal durante o processo de recenseamento.

Redação
Por: Redação
29/11/2024 às 10h17
Goiânia é a 12ª capital com maior percentual de lares com casais do mesmo sexo
Ninho - reprodução

Goiânia ocupa a 12ª posição entre as capitais brasileiras no percentual de domicílios ocupados por casais do mesmo sexo, de acordo com o Censo 2022, divulgado pelo IBGE. Na capital de Goiás, 0,79% dos domicílios são compostos por cônjuges do mesmo sexo, o que representa uma parcela significativa dentro dos lares analisados.

 

A localidade com a maior concentração desse tipo de domicílio é o U.T.P. Alto da Glória e Redenção, com 1,23% do total. U.T.P. refere-se a Unidade Territorial de Planejamento, uma subdivisão utilizada pelo IBGE para organizar e detalhar as informações geográficas e estatísticas em áreas específicas dentro das cidades.

 

Vale ressaltar que o levantamento considerou lares permanentemente ocupados, ou seja, que servem como moradia fixa. A definição de “sexo” utilizada refere-se apenas ao designado no nascimento (masculino ou feminino), sem considerar a identidade de gênero da pessoa entrevistada. Além disso, o instituto classifica como “cônjuge” apenas as pessoas que possuem união civil oficializada.

 

No Brasil, há cerca de 72 milhões de domicílios particulares ocupados. Desses, 57,5% são formados por pessoas casadas com cônjuges de sexo diferente, enquanto 0,5% representam uniões entre pessoas do mesmo sexo. O restante, 42%, é ocupado por pessoas não casadas.

 

No ranking nacional, Florianópolis lidera com 1,29% dos domicílios compostos por casais do mesmo sexo, seguida por Fortaleza (1,08%) e João Pessoa (0,98%). A capital goiana, com seus 0,79%, destaca-se ao superar a média nacional.

 

Entre as unidades federativas, o Distrito Federal tem a maior porcentagem, com 7.488 domicílios, que representam 0,76% do total. Em segundo está o Rio de Janeiro, com 44 mil domicílios que correspondem a 0,73%. Já o estado de São Paulo detém o maior número total de domicílios com cônjuges do mesmo sexo, 108 mil, mas fica em terceiro proporcionalmente com 0,67% do total.

 

Ao todo, no território brasileiro, são cerca de 400 mil domicílios com pessoas casadas e que são do mesmo sexo. Na região Sudeste, há a maior concentração desse tipo de relação, com 192 mil domicílios, o que representa 0,7% dos lares.

 

No Brasil, também há cidades em que não foram registrados nenhuma resposta de domicílios com cônjuges do mesmo sexo. Cerca de 380 municípios não declararam nenhum casal durante o processo de recenseamento.

 

*Com informações da Folha de São Paulo

Lenium - Criar site de notícias