Sexta, 19 de Julho de 2024
15°C 32°C
Barra do Garças, MT

Três escolas de Barra do Garças recebem prêmio Educa-MT

Entre as vencedoras, o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Francisco Antônio Marcucci se destacou ficando na 10ª colocação do estado na categoria desempenho.

17/06/2024 às 15h34
Por: Redação Fonte: Redação kb2notícias com assessoria
Compartilhe:
reprodução
reprodução

Três escolas municipais de Barra do Garças estão entre as 100 unidades vencedoras do Prêmio Educa-MT. O resultado da premiação, que é uma iniciativa vinculada ao Programa Alfabetiza-MT, foi anunciado pelo governo de Mato Grosso, na semana passada. Entre as vencedoras, o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Francisco Antônio Marcucci se destacou ficando na 10ª colocação do estado na categoria desempenho.

 

O Prêmio Educa-MT leva em conta o último Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA). Esse índice é gerado a partir dos resultados do Avalia-MT, a prova anual de proficiência realizada em várias etapas para medir o perfil de saída dos alunos da alfabetização, das séries iniciais e das séries finais do ensino fundamental. 

 

Com um IDEMT de 4,8, em 2023, a educação de Barra do Garças mostra um ótimo desempenho, inclusive antecipando metas estabelecidas para 2025. 

 

O índice do último ano também revela o contínuo avanço do ensino. Em 2021, quando foi lançado o Alfabetiza-MT, o índice do município foi de 2,4. Em 2022 foi de 3,7. Agora, Barra do Garças volta a superar o IDEMT anterior, em mais de 1 ponto.

 

Além da escola Marcucci, que alcançou o top 10 dos melhores desempenhos no estado, também foi premiada na mesma categoria o CMEB Moreira Cabral, em 13º lugar, e o CMEB Federico Toscani, na 32ª posição.

 

As 100 escolas premiadas são bonificadas em dinheiros. O programa Alfabetiza-MT ainda inclui um apoio financeiro para as 100 escolas que tiveram baixo índice de desempenho, com o objetivo de promover um incentivo às unidades que precisam melhorar seus resultados.

 

Segundo a coordenadora municipal do Alfabetiza-MT Ana Karolyna Sena, o fato de Barra do Garças ter três escolas premiadas e nenhuma entre as com baixo desempenho, indica que o município gradualmente está estabelecendo equidade na educação entre as escolas. Ou seja, o ensino chega a todas as unidades municipais, garantindo educação de qualidade a todas as crianças.

 

“O avanço não é de uma ou outra escola, é de todas. O que nós queremos é trazer essa referência de aprendizagem a todas as escolas municipais”, afirma a coordenadora.

 

Em 2021, logo após a pandemia, Barra do Garças tinha uma escola premiada e duas escolas com baixo índice de desempenho nas avaliações. Com a atenção redobrada do poder municipal à educação, esse resultado melhorou a partir do ano seguinte, em 2022, com uma escola premiada e nenhuma unidade com baixo desempenho. 

 

Agora, o município colhe o resultado de todos os investimentos na educação dos últimos anos e apresenta um cenário, com todas as escolas dentro dos parâmetros de desempenho e três unidades premiadas entre as melhores do estado.

 

Foto

 

Foto

Lenium - Criar site de notícias