O prefeito de Barra do Garças (500 km de Cuiabá), Adilson Gonçalves Macedo, decretou situação de emergência no município devido à falta de chuva no município. O decreto foi assinado na quinta-feira (11) e está válido por 90 dias.
No decreto foi apontado que desde o segundo semestre de 2023 a cidade está passando por uma situação de grave seca na cidade devido ao exaurimento hídrico causado pela baixa ocorrência de chuva na região.
A falta de chuva também está causando problemas nas lavouras dos produtores rurais. Dados do Sindicato Rural do município apontam ainda o prejuízo de até 100 mil hectares nas áreas produtivas.
"Considerando a situação climatológica que assola este município, com chuvas irregulares, a qual vem provocando um regime hídrico abaixo da média mensal, estimando-se danos no setor da agricultura, agricultura familiar, agropecuária, bem como nas propriedade rurais, de acordo com relatórios técnicos oriundos dos órgãos públicos municipais e entidades ligadas ao setor", diz trecho do decreto.
Diante do cenário crítico, o prefeito autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a orientação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.