Quinta, 19 de Maio de 2022 14:12
Política MATO GROSSO

Deputados derrubam pedido do governo para contratar empréstimo de R$ 200 milhões

O pedido foi reprovado em primeira votação.

12/05/2022 07h43
544
Por: Redação Fonte: Redação kb2notícias com Repórter MT
reprodução
reprodução

Os deputados estaduais reprovaram, por 11 votos a quatro, o pedido do Governo do Estado para que a Assembleia Legislativa autorize a contratação de um empréstimo junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), de cerca de R$ 200 milhões.

 

O pedido foi reprovado em primeira votação.

 

A deputada Janaina Riva (MDB), que está no cargo de presidente da Casa, explicou que há lacunas que necessitam de esclarecimentos e, por isso, os deputados devem receber um representante do governo na próxima semana para tirar as dúvidas.

 

A proposta do governo é usar o recurso para investir em tecnologia e modernizar a máquina administrativa. A intenção é contrair o empréstimo no âmbito do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público dos Estados e Distrito Federal, o Pró-Gestão.

 

Na justificativa da proposta, o Estado argumentou sobre a atual capacidade de pagamento, destacando que as contas estão em equilíbrio e o Executivo subiu na avaliação da capacidade de pagamento, medida pela Secretaria de Tesouro Nacional, saltando de C para A.

 

Após retiradas as dúvidas, o projeto passa pelas comissões e retorna para segunda votação no plenário, o que deve acontecer nos próximos dias.

Ele1 - Criar site de notícias